Depois de morte Uber cancela programa de carros autónomos

Dois meses depois do acidente mortal que teve como protagonista um carro autónomo da Uber, no Arizona (EUA), a empresa com sede na Califórnia anunciou o encerramento oficial do programa de testes autónomos naquele estado norte-americano.

Logo depois do acidente que vitimou Elaine Herzberg a Uber suspendeu todos os seus testes com automóveis autónomos nos Estados Unidos e perdeu a autorização que tinha para efectuar testes públicos nas estradas do Arizona.  

Esta decisão de abandonar os testes no Arizona vai custar o trabalho a cerca de 300 colaboradores da Uber que faziam parte da equipa de condução autónoma da empresa. Contudo, os cerca de 500 trabalhadores que a empresa tem no Arizona a "tomar conta" do serviço de viagens rápidas não serão afectados.

Contudo, e de acordo com a "BBC", este capítulo está longe de ser o último no que aos testes autónomos da Uber diz respeito. A empresa com sede em Santa Clara, na Califórnia, quer retomar os testes com veículos autónomos já este Verão, na Pensilvânia, o estado onde este projecto autónomo arrancou, em 2016. Ainda assim, Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, já fez saber que o regresso deste projecto às estradas só acontecerá depois de uma "rigorosa análise de segurança".

Recorde-se que no início deste mês foi divulgada uma informação pelo "The Information" que dava conta de que este acidente mortal teria sido causado por um erro na programação e na configuração do "software" daquele veículo.

A mesma publicação adiantou que o "software" deste veículo estava erradamente programado para ignorar objectos da estrada. O mesmo é dizer que este carro autónomo da Uber reconheceu Elaine Herzberg, que atravessou a estrada com uma bicicleta na mão, mas marcou-a como um "falso-positivo", optando por não tomar medida nenhuma para a evitar.

Em destaque